quarta-feira, 6 de maio de 2009

Oriente Médio

Oriente Médio:


É um território que se estende desde o leste do Mediterrâneo até ao Golfo Pérsico. O Médio Oriente é uma sub-região da África-Eurásia (partes da Turquia estão na Europa, e o país é considerado por alguns como parte da última), sobretudo da Ásia, e partes da África Setentrional. Comparada com o restante da Ásia, é uma região geograficamente pequena, com uma área aproximada de 7 200 000 km². A população do Oriente Médio é de 270 milhões de habitantes.
Aspectos Fisícos:
O clima predominante no Oriente Médio é seco (desértico) e a região apresenta poucos rios. Os maiores e mais importantes são o Tigre e o Eufrates, entre os quais há a Mesopotâmia, região muito fértil para a agricultura e berço da civilização mesopotâmica.
Mesmo atravessando uma região árida, de poucas chuvas, os rios Tigre e Eufrates não secam, porque suas nascentes encontram-se numa região de muita chuva na Turquia. A água é um recurso natural muito escasso no Oriente Médio. Há previssões de que nesse século haverá muitas guerras e conflitos pela posse da água. Muitos países precisam importá-la ou dessalinizar água do mar para obter água potável. Essas medidas, contudo, são caras.
Aspectos Econômicos:
O Oriente Médio está sobre uma dobra tectônica que se inicia na Mesopotâmia e se prolonga até o Golfo Pérsico. Nela, encontra-se uma magnífica reserva de petróleo, que representa 60% das reservas mundiais desse minério.
Os principais países exportadores de petróleo são: Arábia Saudita, Iraque, Irã, Kuwait, Bahrein, Qatare Emirados Árabes Unidos. As elevadas rendas per capita do Kuwait e da Arábia Saudita revelam que esses países obtêm muito lucro com a venda de petróleo. O petróleo é uma riqueza estranha ao Oriente Médio. Suas nações, por vezes ricas, possuem uma população miserável. O homem comum não é beneficiado com os lucros obtidos pelos governos com o mineral. A população dos países é, em geral, pobre, fato que decorre da má distribuição de renda. Os países exportadores de petróleo formam a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), hoje formada pelos países: Arábia Saudita, Argélia, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Qatar e Venezuela.
Agropercuária:
A atividade econômica tradicional do Oriente Médio é o pastoreio nômade. Destacam-se as criações de carneiros, cabras e camelos em áreas desérticas.
Na grande maioria dos países a agricultura é pouco desenvolvida, fato que se relaciona ao clima árido. Na Planície Mesopotâmica, também conhecida como "crescente fértil", cultivam-se frutas, arroz, trigo e cana-de-açúcar, utilizando-se a técnica de irrigação. Na região mediterrânea, destacam-se culturas comerciais como oliveira, fumo, trigo e tâmara. Em geral a atividade industrial não é forte.
Entretanto, Israel é uma exceção sendo uma nação muito industrializada e com agricultura forte e desenvolvida, dois dos motivos pelos quais é o único país do oriente médio que pertence ao grupo dos países desenvolvidos
.
Política:
O Oriente Médio encontra-se em difíceis situações, pela posse de territórios (Israel, Líbano e Palestina), a entrada de forças da Coalizão no Iraque, e as ameaças sobre o projeto nuclear iraniano.
Posição Geográfica:
O Oriente Médio é banhado ao norte pelos mares Negro e Cáspio; ao sul pelo mar Arábico, formado pelo oceano Indico; e a oeste pelos mares Vermelho e Mediterrâneo. Os acidentes litorâneos mais importantes da região são as penínsulas Arábica e da Ásia Menor ou da Anatólia.
A península Arábica é banhada a leste pelo golfo Pérsico e a oeste pelo mar Vermelho, que se interliga ao Mediterrâneo pelo canal de Suez, na península do Sinai, em território egípcio. Já a península da Ásia Menor corresponde à porção asiática da Turquia, banhada pelos mares Negro, de Mármara, Egeu e Mediterrâneo, interligados pelos estreitos de Bósforo e de Dardanelos.
Com uma área territorial de aproximadamente 6,6 milhões de km2, o Oriente Médio abrange 15% da área continental. A região abriga 16 países independentes, sendo bastante fragmentada politicamente. Para se ter idéia do que isso representa, os cinco maiores países da região - Arábia Saudita, Irã, Turquia, Afeganistão e Iraque, ocupam, em conjunto, cerca de 84,5% do território regional, e os onze demais países apenas 15,5%.
As pequenas nações localizadas no golfo Pérsico - Kuwait, Bahrain, Catar e Emirados Árabes Unidos - possuem, ao todo, uma área. de 113.584 km2, pouco menor que o estado de Pernambuco, e os países situados no Mediterrâneo - Israel, Líbano, Síria e Jordânia, têm 314.000 km2 de área, equivalente à do estado do Maranhão.
Relevo e Hidrográfia:

O relevo do Oriente Médio é formado predominantemente por planaltos, limitados por importantes conjuntos montanhosos. Entre os planaltos, destacam-se o da Anatólia, na Turquia, o do Irã e o da Arábia. Entre os conjuntos montanhosos mais importantes sobressaem, pela altitude:
· os montes Taurus e o Pontico, que circundam o planalto da Anatólia e, ao se unirem, dão origem ao maciço da Armênia, onde se localiza o pico culminante da Turquia, o monte Ararat (5.137 m);
. os montes Zagros e os montes Elburz, que cercam o planalto do Irã. Os primeiros estendem-se por mais de 1.800 km ao longo do golfo Pérsico e suas altitudes superam a casa dos 4.000 m. Nos montes Elburz, na fronteira norte do Irã, identificamos a presença de vulcões, como o Damavand (5.671 m) a 80 km de Teerã, a capital do país;
· o Hijaz e os montes Iêmen, no mar Vermelho, na península Arábica. Nos montes Iêmen situam-se os picos mais elevados da península, como o Jabal Hadur (3 760 m).
Já as planícies do Oriente Médio restringem-se às áreas litorâneas, espremidas entre o litoral e os conjuntos montanhosos. No interior, destaca-se apenas a planície da Mesopotâmia, que se estende da Síria ao golfo Pérsico. Essa histórica planície, em sua maior parte localizada no Iraque, situa-se entre os dois mais importantes rios da região, o Eufrates (2.760 km) e o Tigre (1.950 km). Ambos nascem em terras da Turquia e desembocam no golfo Pérsico pelo Chat-el-Arab, canal formado pela confluência dos dois rios.
Clima e Vegetação:
A paisagem climática e botânica do Oriente Médio é desoladora, pois cerca de 90% de seu território é dominado por climas do tipo árido e semi-árido. Para se ter idéia da hostilidade natural da região, basta lembrar que os desertos ocupam cerca de 70% do território do Irã e do Afeganistão e 90% do da Arábia Saudita.O quadro vegetal é caracterizado pelo domínio das espécies xerófilas (que vivem em lugares secos) nas áreas áridas e das estepes nas áreas semi-áridas, como a Turquia e a planície da Mesopotâmia.
Nas áreas desérticas, as adversidades do meio natural não são marcadas somente pela escassez de chuvas, mas também pelas variações diárias de temperatura, que chegam a oscilar de 50°C durante o dia a 0°C à noite. As concentrações populacionais estabeleceram-se basicamente nos raros oásis (pontos de contato do lençol freático ou águas subterrâneas com a superfície). São exemplos clássicos a cidade de Damasco, na Síria, e a de Riad, na Arábia Saudita.
Os domínios de climas úmidos restringem-se às áreas litorâneas, destacando-se, a oeste, a ocorrência de clima e vegetação tipicamente mediterrâneos.

Quadro Humano:
A população do Oriente Médio é superior a 210 milhões de habitantes, sendo os países mais populosos o Irã e a Turquia, que juntos abrigam cerca de 112 milhões de indivíduos, ou seja, mais da metade da população regional.
Há vários países com uma pequena população, como as nações localizadas junto ao golfo Pérsico - Catar, Bahrain, Emirados Árabes Unidos e Kuwait, que, reunidas, possuem população inferior a 5 milhões de habitantes, ou seja, menos de um terço da população da Grande São Paulo.
Os grupos étnicos mais numerosos da região são os árabes (40%), concentrados, principalmente, na Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã e Síria; os turcos, encontrados basicamente na Turquia e no Chipre; e os iranianos ou persas, no Irã.
A estrutura etária é caracterizada pela extrema juventude da população, pois cerca de 40% dos habitantes têm entre 0 e 14 anos de idade. Essa juventude é reflexo da alta natalidade, que oscila em torno de 4%, e da baixa esperança de vida, que é de aproximadamente 60 anos na maioria dos países. O crescimento vegetativo supera, em muitas nações, a casa dos 3% ao ano
A religião dominante é a muçulmana, islâmica ou maometana, adotada por mais de 70% da população regional. Essa religião constitui a grande força de unidade entre os povos, particularmente no mundo árabe e iraniano. Há também no Oriente Médio grande número de cristãos, como na Turquia e no Líbano, e de judeus, concentrados em Israel.

Um comentário: